Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Iniciado o atendimento da Equoterapia para jovens e crianças de Tangará

Publicado em 22/09/2021 às 13:47 - Atualizado em 22/09/2021 às 13:48

 

 

 

Tiveram início da última terça-feira (14), as atividades da Equoterapia, onde crianças tangaraenses são beneficiadas. Os praticantes do Município de Tangará receberam as sessões gratuitamente no Centro de Equoterapia da AMA de Campos Novos até janeiro de 2023, devido a um projeto via PRONAS que é oferecido aos municípios da região. As turmas recebem atendimento a cada quinze dias, sendo 09 alunos (as) a cada semana totalizando 18 praticantes que participam destas atividades. O transporte é fornecido pela Secretaria de Educação todas as terças-feiras no período da tarde.

        A equoterapia auxilia crianças e adolescentes estimulando o desenvolvimento integral das mesmas. São atendidas as diversas demandas do Neuro desenvolvimento, transtornos de TDAH, Autismo, Deficiência Intelectual, dentre outros.

        A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação. Busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Na Equoterapia cada praticante é considerado um ser único, dando-se prioridade para a subjetividade de cada sujeito, desta maneira as intervenções na terapia ocorrem de acordo com as demandas do praticante, preocupando-se com a ética, respeitando os direitos humanos, o meio ambiente e os cavalos.

        É possível destacar inúmeros benefícios terapêuticos proporcionados pela Equoterapia, sendo elas melhoria do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, estimula os sentidos por meio do ambiente e pelos trabalhos com o cavalo, a promoção da organização e a consciência do corpo, o desenvolvimento e estímulos da força muscular, oferece sensações de ritmo, o aumento da autoestima, facilitando a integração social, o desenvolvimento da coordenação motora fina e estímulos do bom funcionamento dos órgãos internos, reforçando a capacidade sensitiva, motora, criativa, entre outras.

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar