Tangará realiza atividades em alusão ao dia do Idoso

Publicado em 04/10/2018 às 08:30 - Atualizado em 04/10/2018 às 08:32

A população idosa tem aumentado à medida que a expectativa de vida do brasileiro cresce. Esse processo de envelhecimento apresenta reflexos no campo social, econômico, biológico e comportamental, gerando assim um grande desafio para as políticas sociais para adaptar os serviços para as necessidades desse público que vem crescendo exponencialmente.

A fim de melhorar as condições de vida do idoso em diversos aspectos, um grande avanço se deu com criação da Lei 10.741, em 1º de outubro de 2003, que regulamenta o “Estatuto do Idoso” e que acaba de completar 15 anos. Esse marco legal traz consigo os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos e regulou direitos específicos para essa população.

Desta forma o dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º. de outubro sugere uma profunda reflexão sobre os serviços prestados a favor do público idoso, no que diz respeito as particularidades e de acessibilidade aos serviços e espaços públicos.

Nessa perspectiva, o município de Tangará, realizou duas atividades em alusão ao dia do idoso. No primeiro momento no dia 25/09/18, e outo no dia 02/10/2018, destinadas a população idosa, através das politicas interseririas, com o objetivo de estimular o comportamento saudável, a participação social e favorecer a melhora da auto-estima entre os mesmos.

Além destas, abaixo estão compilados alguns serviços públicos de caráter continuado que são ofertados aos idosos de Tangará:

Atividade

Quando?

Onde?

Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Quinzenalmente nas 4ª feiras

CRAS Centro de Referência de Assistência Social

Encontro de idosos, com bailinho e jogo de cartas

Quinzenalmente nas 3ª feriras – a partir das 14h00

Comissão Municipal do Idoso em parceria com Despertamento de Assistência Social

Grupo de dança “Golden Dance”

nas 6ª feiras – 8h30 às 9h30

Profissional de Educação Física Francinaldo J. G. da Silva

Grupo de Dores Crônicas

nas 2ª feiras – 8h30 às 9h30

Profissional: Fisioterapeuta Dayane Navia Valério

Grupo de Auriculoterapia

nas 2ª feiras – 9h30 às 10h30

Profissional: Fisioterapeuta Dayane Navia Valério

Grupo de Ginastica “Idade Ativa”

nas 2ª e 5ª feiras – 8h30 às 9h30

Profissional de Educação Física Francinaldo J. G. da Silva

Grupo de Saúde Mental

Quinzenalmente
nas 2ª feiras – 14h30

Profissional: Psicóloga Andreia Piccinin

Carteira Idoso

Acima de 60, com renda até 2 salários mínimos – Conforme Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/03

Cadastro Único

Departamento de Assistência Social

Além das atividades descritas acima, os idosos de Tangará também possuem a disposição os demais serviços e atendimentos dos serviços públicos, seja, na saúde, educação, assistência social, turismo, cultura e esporte, que visam à valorização do idoso, por meio da promoção de ações que reconhecem, respeitam e incluem os idosos, que oportunizam espaço para convivência, lazer e estimula relações sociais.

Redação: Carolina Luchesi Maciel
Assistente Social do Departamento de Assistência Social de Tangará